A Sociedade Protectora dos Animais repudia a comunicação feita pela @Junta de Freguesia de Odivelas através das suas redes sociais (https://bit.ly/3ABeMnn), em que promove desinformação baseada em mitos e falácias sem base científica credível, incentivando o ódio a Animais indefesos, de uma das espécies mais discriminadas e perseguidas das nossas cidades, alvo de todo o tipo de atrocidades e que não goza de qualquer proteção legal: os Pombos.
Os Pombos urbanos não são pragas!
São animais domesticados pelo ser humano há milhares de anos atrás (e seus descendentes) que, à semelhança de outras espécies, terão sido abandonados/fugiram e proliferam agora nas cidades, por se terem conseguido adaptar.
São animais sensíveis e muito vulneráveis, que criam fortes laços com outros indivíduos da mesma espécie e frequentemente com humanos que sejam gentis com eles, cuja sobrevivência depende totalmente das atividades humanas.
Os Pombos não são uma ameaça à saúde humana!
Ao contrário da informação difundida pelas empresas de controlo de "pragas", que criaram e perpetuam este preconceito, OS POMBOS NÃO TRANSMITEM FACILMENTE DOENÇAS AO SER HUMANO. O risco de contrair uma doença através de um pombo não é maior do que o risco de contrair doenças através de outros animais considerados "de estimação". A maior parte das doenças e parasitas dos pombos não são transmissíveis ao ser humano.
Para mais informação sobre este assunto:
https://www.erna-graff-stiftung.de/tauben/krankheiten/
Não alimentar estes Animais não impede a sua reprodução!
Além de ser extremamente cruel deixar alguém morrer à fome, numa agonia lenta e prolongada - e mais ainda, incitar outros a fazê-lo também - é uma medida INEFICAZ!
A escassez de alimento e a má nutrição não fazem com que estes Animais se reproduzam menos, pelo contrário - criando ainda mais animais que vão também eles morrer de fome e da maldade que entidades como esta incutem.
Além disso, a má nutrição aumenta a probabilidade de contraírem doenças.
Promover uma alimentação adequada, de acordo com as suas necessidades fisiológicas e em locais próprios, PROMOVE A SUA SAÚDE.
Soluções éticas e eficazes de controlo das populações de pombos existem e têm sido divulgadas, nomeadamente a criação de uma rede de Pombais Contracetivos.
A funcionar em vários outros países da Europa, com sucesso, a utilização de Pombais Contracetivos, com alimentação e abrigo adequados, promove a saúde, segurança e bem-estar destes Animais, além de uma melhor convivência com a comunidade humana. Os pombos são atraídos a nidificar e a permanecer grande parte do tempo nestes locais, pelas condições favoráveis que apresentam, tendo também liberdade para percorrer a cidade. Os ovos são retirados antes da formação dos embriões e substituídos por ovos falsos, prevenindo assim futuros nascimentos.
Não aceitamos a propagação de desinformação e de mitos, nem de ódio a estes Animais já tão desprotegidos e maltratados.
Mais informação sobre factos e mitos sobre pombos: https://bit.ly/3hnZWJx
Comments