top of page

Algumas curiosidades sobre os pássaros


Uma das respostas mais comuns à pergunta "Que animal gostaria de ser?" é "Pássaro" Sonhamos em voar e sentir a liberdade de abrir as asas e chegar rapidamente a outro lugar.

Para além de conseguirem voar, os pássaros têm outras habilidades excepcionais.

Por exemplo:

- Os Papagaios conseguem fazer os seus próprios suplementos de cálcio. Os pássaros não conseguem armazenar cálcio de maneira tão eficiente como os mamíferos e, durante a época de acasalamento, necessitam de um reforço deste mineral para ajudar na formação dos ovos. Uma espécie de papagaio do Madagáscar inventou ferramentas de moagem para extrair cálcio de conchas de marisco que encontra no chão, obtendo assim todo o cálcio que necessita.

- Os Blue-Capped Africanos fazem uma dança de sapateado tão rápida que deixaria o Joaquín Cortés impressionado! A dança - realizada tanto por machos como por fêmeas - é tão rápida que o olho humano não consegue acompanhar os passos. Vídeos em câmara lenta mostram que a dança pode incluir mais de 200 passos em menos de 1 minuto.

- Os Quebra-Nozes podem memorizar milhares de mapas! Durante o verão, esta espécie coleta sementes e esconde-as na floresta. Um único pássaro pode ter entre 5.000 e 20.000 esconderijos - e desenvolve um mapa mental para chegar a cada um deles!

bottom of page